Simulador de BBB na plataforma ‘Roblox’ viraliza com 20 milhões de visitas

Não é só na televisão que a edição atual do Big Brother Brasil (BBB 21) está batendo recordes de audiência. Em meio à pandemia de covid-19, uma outra versão do reality show está fazendo sucesso on-line: o ‘Big Blox Brasil’, um simulador criado por dois desenvolvedores brasileiros de 19 anos na plataforma ‘Roblox‘.

Na adaptação game do BBB, até 16 jogadores passam pelas mesmas emoções do programa: provas de liderança, festas e os temidos paredões. Assim como os próprios participantes na “casa”, os espectadores do game dentro do ‘Roblox’ (que viram jogadores do próximo round) votam em quem querem eliminar.

Cada um desses eventos não dura mais que um minuto e meio, ou seja, em aproximadamente uma hora, algum jogador já é consagrado campeão. Outra diferença ficam para as provas de liderança, muito mais emocionantes e dinâmicas. No ambiente virtual, há criatividade para criar disputas de parkour com espadas, totens atirando bolas de fogo e plataformas caindo.

Um dos principais destaque do ‘Big Blox Brasil’ é o cenário, que reproduz as casas das edições de 2018, 2019 e 2020 do BBB da TV. A cada ano, a qualidade da simulação foi melhorando. Desde a edição de 2020, os jovens João Lucas Dantas Ribeiro e Bartolomeu Aciole, da Interpixel Studios, aprenderam a usar o Blender, software de objetos 3D, e conseguiram um resultado melhor e mais detalhado.

A primeira versão do simulador de BBB no ‘Roblox’ saiu em 2017. Ao todo, a versão game acumulou quase 20 milhões de visitas e chegou a 3 mil jogadores simultâneos. A versão 2.0, de 2019, registrou 1,5 milhões de visitas e o recorde de 2 mil jogadores no servidor ao mesmo tempo. Após isso, o jogo saiu do radar do público (até por conta do fim do reality), mas foi descoberto novamente no início do ano e voltou a virar febre.

Como funciona o simulador de BBB no Roblox?
Nos servidores públicos, os jogadores que querem participar do “reality virtual” são dispostos em um lobby antes de entrarem na casa. Essa “sala de espera” imita a tradicional passarela com arquibancadas do programa da TV Globo. Enquanto aguardam, eles podem acompanhar o jogo pela perspectiva dos participantes. E mais: o “público” do simulador é igual ao da vida real, ou seja, são eles que votam em quem será eliminado.

Mas se quiser hospedar um jogo fechado, só para os amigos, pode alugar um servidor privado, ou com dinheiro real ou com Robux – a moeda virtual da plataforma e principal fonte de dinheiro para os desenvolvedores.

Dentro da casa, o ‘Big Blox Brasil’ realmente tenta ser igual ao BBB da TV. As festas servem para curtir e formar alianças, e a combinação de votos rola até durante as provas. E brigas? Existem! Depois da formação do paredão, alguns jogadores cobram os motivos do voto, gerando uma baita repercussão dentro da plataforma.

O tempo também é cronometrado para a despedida do eliminado no simulador de BBB no ‘Roblox’. E enquanto os jogadores que vão embora brincam ao simular as famosas caminhadas até a porta com as frases clichês “a gente se encontra lá fora” ou “foi uma experiência única”, os que ficam “choram” ou celebram a decisão.

E há um prêmio? Os vencedores de cada partida, claro, não recebem R$ 1,5 milhão, porém nem os idealizadores do game ganham a vida com o jogo. Em entrevista ao portal Start, os jovens dizem que a brincadeira serve mais como uma porta de entrada para o mercado de jogos.

‘A Fazenda’ no ‘Roblox’?
Além de atualizações para o simulador de BBB no ‘Roblox’, a dupla confirmou que está atualmente trabalhando em um jogo baseado em outro reality concorrente: ‘A Fazenda’.

E enquanto isso, o ‘Big Blox Brasil’ segue na ativa! Obviamente, o nome do game foi dado por João Lucas e Bartolomeu em referência ao local onde o título foi desenvolvido: o ‘Roblox’. A plataforma de games é fenômeno no mundo todo – especialmente entre crianças e adolescentes. Você pode conferir tudo sobre ela aqui!

Casa do BBB 20 foi recriada no 'Roblox'; jogadores atuam como brothers e sisters. Imagem: Reprodução/Roblox
Casa do BBB 20 foi recriada no ‘Roblox’; jogadores atuam como brothers e sisters. Imagem: Reprodução/Roblox

Fonte: Olhar Digital